domingo, 11 de março de 2007

Aula Teórica- 2 de Março de 2007

Na minha segunda aula teórica começamos por rever alguns conceitos relacionados com a tecnologia.
Aprendemos o que era um hipertexto.
Um hipertexto é um sistema para a visualização de informação cujos documentos contêm referências internas para outros documentos (chamadas de hiperlinks ou, simplesmente, links), e para a fácil publicação, actualização e pesquisa de informação. O sistema de hipertexto mais conhecido actualmente é a World Wide Web.
Mencionámos ainda alguns dos programas à nossa disposição para trabalharmos informaticamente como os programas tuturiais que são programas que nos ajudam a aprender e os ferramenta como o office e programas de som e de imagem.
Foi-nos ainda pedido pela professora que para a próxima aula pesquisássemos sobre os conceitos de tecnologia, técnica e ciência.
Depois começámos a perceber a evolução que existiu no uso das tecnologias no conceito educativo.
Com esta exposição cronológica fiquei com um maior conhecimento dos momentos que marcaram o crescimento das tecnologias e a sua utilização ao serviço da educação como ferramenta de apoio à educação.
O primeiro período(1923-1931 Formação do audio-visual) caracteriza-se pelo facto de os
materiais audiovisuais serviam apenas para uso exclusivo do professor, que serviam para o ajudar a dar a matéria na sala de aula; e pela emergência do audiovisual como disciplina e onde a investigação neste meio era incipiente ou quase inexistente.
O segundo período 1932-1945 Período da consolidação) caracteriza-se pela afirmação do audiovisual como uma disciplina e uma potencial ferramenta de ensino.
O terceiro período (1946-1957 Pós-Guerra) caracterizava-se pela preocupação da Psicologia com o impacto das tecnologias da educação; contribuição de Skinner com o seu livro "A ciência da aprendizagem" (1954); pela primeira vez houve o apoio de materiais para ajudar a aprender (e não apenas a ensinar, como foi até aqui- Ensino Programado).
O quarto período ( 1958-1970) caracteriza-se pelo surgimento de materiais que facilitavam a retenção de informação; o audiovisual começa a fazer parte do sistema educativo.
O quinto período ( 1971-1982 ) caracteriza-se pelo surgimento da expressão "tecnologia da instrução"; as empresas começam a ter computadores, os professores começam a usá-lo ao serviço da educação; começam os primeiros projectos de informatização nas escolas.
O sexto período ( 1983-1999 ) caracteriza-se como sendo o período de grande impacto dos computadores e é neste período que eles se tornam mais acessíveis a todos e com mais capacidade de armazenamento; começa a existir disciplinas de informática nas escolas (TIC) e a utilização generalizada dos computadores na aprendizagem; inicío do uso de comunicação electrónia.
O sétimo período ( 2000-2005 ) caracteriza-se por ser o período da internet onde se dá a expansão do uso dos computadores; onde se dá uma grande importância à internet e o audiovisual faz definitivamente parte do sistema educativo.
Falámos ainda nesta aula do que era a linguagem Logo.
Em informática, Logo é uma linguagem de programação interpretada, voltada principalmente para crianças e aprendizes em programação. Logo implementa, em certos aspectos, a filosofia construtivista (construtivismo), segundo a interpretação de Seymour Papert, co-criador da linguagem junto com Wally Feurzeig. Seymour Papert, matemático, trabalhou com Piaget, dai a ideia da filosofia construtivista. O ambiente Logo tradicional envolve uma tartaruga gráfica, que é um robô pronto para responder aos comandos do usuário. Uma vez que a linguagem é interpretada e interactiva, o resultado é mostrado imediatamente após digitar-se o comando – incentivando o aprendizado. A maioria dos comandos, pelo menos nas versões mais antigas, refere-se a desenhar e pintar.


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