terça-feira, 27 de março de 2007

Aula Teórica - 23 de Março

Nesta última semana abordámos o ponto 2 do nosso programa na aula teórica. Este ponto 2 do programa aborda a relação entre Tecnologias Educativas, teorias da aprendizagem e modelos de organização curricular.

A aprendizagem é uma mudança na "performance" ou na capacitação para a performance que resulta da prática oe de outra experiência e que perdura ao longo do tempo.

O ensino é o que é feito para ajudar os estudantes a aprender:


  • Selecção, organização de informação, actividades e media;

  • Por um especialista de ensino;

  • Para ajudar os alunos a atingir objectivos de aprendizagem pré-definidos.

Nas teorias de aprendizagem será um corpo de princípios que explicam as mudanças na performance ou na capacitação em função das causas para essas mudanças.


Apresentam-se assim 3 grandes perspectivas quanto à concepção de Aprendizagem:

  • Behaviorista
  • Processamento de Informação
  • Construtivista

Após falarmos um pouco da parte teórica foi-nos proposto um exercício prático em que aplicaríamos os conhecimentos apreendidos.

Nessa actividade tinhamos que escolher um tipo de alunos, caracterizado-os pela sua idade, nível de ensino e nº de alunos por classe de ensino.

Assim, escolhemos alunos com idade de 5 anos, que frequentavam a pré-primária, num total de 15 alunos por classe, numa actividade que duraria 30 minutos. Seguidamente escolhemos o tema da actividade, que seria a diversidade de animais.

A perspectiva de aprendizagem que associámos a esta actividade foi o processamento de informação.

A actividade em si consistia em fazer, com as crianças, jogos interactivoscom o objectivo de fazer corresponder o animal ao seu respectivo nome.

Terminámos a aula a trocar ideias sobre todas as actividades que pelos grupos foram apresentadas.


De referir ainda que nesta semana não tivemos aula prática pelo que ficámos com a tarefa de preencher a ficha de ante-projecto da nossa aplicação multimédia.

Sem comentários: