segunda-feira, 12 de março de 2007

Aula Prática - 7 de Março

No dia 7 de Março deste ano tivemos a nossa segunda aula prática.
Começamos a aula a falar dos documentos teóricos que temos à nossa disposição para a elaboração da aplicação multimédia que temos que construir ao longo do semestre.
O professor mostrou-nos alguns exemplos exemplos de aplicações multimédias já feitas em anos anteriores por alunos deste curso. Algumas das aplicações que vimos mostraram muita originalizada. Penso que esse deve ser o primeiro objectivo deste trabalho, para além da sua componente didática e das ferramentas utilizadas.
A adequação das aplicações ao público alvo a que são destinadas também parece não ser uma tarefa fácil, mas com a ajuda da jaqueline, que faz parte do meu grupo, tentaremos fazer uma aplicação com o máximo de originalidade e funcionalidade possível.
O professor deu ainda explicações sobre a construção da aplicação que deve ter uma determinada estrutura para se obter uma melhor funcionalidade na sua utilização.
assim ficámos a saber que temos três modelos/estruturas para construir a base da aplicação.
Um das estruturas é a hierárquica que possibilita que as ideias sejam apresentadas por uma ordem lógica relacionada com o tema mas o utilizador segue a ordem que quiser, podendo optar por vários menus. Esta é a estrutura com mais facilidade de orientação. Nesta estrutura é usual associar-se também uma cor a cada tema para uma melhor navegação.
A estrutura em rede, através de ligações semânticas, são feitas a partir de hiperligações, dependendo da escolha do utilizador, pois salta de tema para tema pois as hiperligações ligam os vários temas. Nesta estrutura navega-se por palavras chave.
Por fim, a estrutura linear é a mais simples de ser construída. É caracterizada por ser uma sequência de ideias com príncipio, meio e fim, que será o objectivo de toda a sequência.
Esta estrutura navega-se por botões de avanço e recuo.
Existe ainda uma estrutura de navegação em grelha também associada a menus.
Ficámos ainda a saber que a aplicação terá de ter uma ficha pedagógica, explicitando nela a quem se dirige detalhadamente a aplicação, botões de dúvidas e as legendas dos próprios botões.

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