segunda-feira, 12 de março de 2007

Aula Teórica - 9 de Março

No dia 9 de Março tivemos mais uma aula prática de tecnologias educativas onde percepcionamos a diferença entre os três conceitos que a professora pediu para pesquisar.
Tecnologia (do grego τεχνη — "ofício" e λογια — "estudo") é um termo que envolve o conhecimento técnico ecientífico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. A tecnologia é um auxiliar à investigação, enquanto a técnica é o saber como se faz, um fundamento para a tecnologia, técnica é o procedimento que têm como objetivo obter um determinado resultado.
A ciência é a base da tecnologia, é o que investiga os conceitos a desenvolver.
A professora enunciou que o conceito de tecnologias educativas estava assente em três adjectivos: o facto de ser polissémico, isto é apresenta diferentes significados que evoluem socialmente; vivo, pois é adaptável, não é um conceito estático e integrador pois nele estão integrado várias ciências.
A professora explicou ainda, através de um cone de experiências que por exemplo 90% das psssoas aprendem a exprimir aquilo que fazem, assim como outros dados estatísticos importantes para a nossa percepção deste conceito tão abrangente de tecnologias educativas e do modo como elas nos ajudam numa melhor aprendizagem.
Nesta aula tivemos a oportunidade de pesquisar também na sala, conjuntamente com a professora pois dispunhamos de internet e eu achei muito interessante a interactividade que isso nos proporcionou.

Sem comentários: