sábado, 10 de novembro de 2007

Os Valores na Aprendizagem- Reflexão sobre o 4º Capítulo


Papert aborda, neste 4º capítulo, quatro questões de valores relacionadas com a aprendizagem: Honestidade e Engano, Respeito, Materialismo e Relacionamento na Internet . Nestas quatro questões Papert faz referência a situações bastante frequentes no nosso dia-a-dia e achei todas elas bastante interessantes e elucidativas, mas despertou-me especial atenção para a questão do respeito, em como por vezes as crianças se aborrecem por perderem jogos quando jogam com adultos e como por vezes estes perdem de propósito para que as crianças fiquem mais felizes. Mas por vezes em determinados jogos os adultos dão-lhes vantagem, para que o jogo fique mais de "igual para igual", como por exemplo dar-lhes algum avanço ou até mesmo deixá-los jogar duas vezes... Como jogam por vezes jogos para a idade da criança e para os seus níveis de dificuldade eles tornam-se mais fáceis para os adultos e por isso muitas das vezes adoptam algumas estratégias de forma a tornar o jogo mais equilibrado. São destas estratégias que Papert fala e apresenta como solução para a falta de respeito que se tem para com a aprendizagem das crianças, apesar de na maioria das vezes o fazermos sem qualquer intenção, a não ser a de ver a criança feliz. Assim deste modo os adultos estão a sabotar a aprendizagem daquelas crianças, pois os adultos têm o dever de não as enganar, mesmo que seja sem qualquer intenção, esse engano pode vir a ser prejudicial, pois hoje em dia as crianças tornaram-se mestres do engano, ou seja, são hábeis a enganar um colega ou mesmo os pais, mesmo sem intenção ou na sua inocente juventude.

O respeito na aprendizagem diz respeito ao não subestimarmos a capacidade de uma criança em relação à sua lógica mental.

No fundo todo o processo de aprendizagem deve seguir o modelo construtivista, pois o conhecimento é adquirido com uma certa autonomia e sentido prático.

O materialismo manifesta-se com a crescente imagem de que ter um computador não é ter uma oportunidade de pesquisar e de obter mais conhecimento, mas como uma forma de definição de estatuto social.

Por último, deste valores mencionados por Papert estão a Internet e os seus perigos que Papert refere como sendo um assunto muito discutido actualmente e que se prende com a questão dos perigos e relacionamentos na Internet. A Internet veio quebrar uma série de barreiras. Veio permitir o diálogo entre pessoas separadas por milhares de quilómetros. Veio permitir o acesso a uma vastíssima base de dados. Mas que perigos encerra a Internet? Até que ponto deve ir a perocupação dos pais acerca da utilização da Internet pelos seus filhos? Papert defende que o perigo é real, embora bastante empolado pelos meios de comunicação social. Assim, ou os pais optam pelo controlo dos sites que os seus filhos visitam através de chips e "bloqueadores" que não permitem o acesso a determinados sites considerados potencialmente perigosos ou então foemntam uma educação familiar, fomentando também a partilha de experiências e criando condições para a existência de um clima de honestidade entre todos. Desta forma não se cai no perigo da mentira e do engano e as crianças podem começar a entender a diferença entre o bem e o mal.

Assim, os pais só poderão adoptar medidas para combater o engano na internet quando tiverem uma abordagem com os seus filhos baseada numa cultura familiar que se constrói com apartir de conceitos fundamentais como a confiança e a verdade.


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