terça-feira, 27 de novembro de 2007

O que é um Podcast?


O "podcasting" é a publicação de ficheiros áudio na Internet. O "podcast" permite aos utilizadores subscrever um "Feed RSS" e, automaticamente, receber os novos ficheiros áudio, normalmente em formato MP3. O "podcasting" difere de outros tipo de conteúdo áudio pois utiliza o protocolo RSS.
Basicamente, um "podcast" é um programa de rádio pré-gravado que, assim que é actualizado, é recebido automaticamente no computador por qualquer utilizador que o tenha subscrito. Assim, os utilizadores podem aceder directamente ao blog ou site e descarregam directamente os ficheiros áudio ou optam por assinar um "podcast" através de uma aplicação específica, um agregador de "Feeds RSS", especializado em Podcasts, a qual verifica e retira regularmente novos conteúdos da Internet, podendo, então, o utilizador sincronizar o leitor de música portátil e obter os novos conteúdos.
O software mais conhecido é produzido pela Apple. Estamos a falar do iTunes. Apesar de, actualmente, ser um veículo para programas de rádio caseiros, este tipo de tecnologia tem ainda muito a explorar. Desde notícias audíveis, passando pelos programas amadores de rádio, são inúmeros os conteúdos que se podem ouvir no carro, nos transportes públicos, ou em qualquer outro lado.
Embora, o formato áudio seja o mais utilizado, um Podcast pode ter o formato áudio, video ou outro tipo de formato que seja multimédia, por exemplo, uma revista distribuída em PDF.

Sem comentários: