quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Bricolage Vs Planificadores

Achei interessante, no capítulo 5, a distinção que Papert faz entre os "adeptos de bricolage" e os "Planificadores", e o modo como se deve tentar conciliar ambas as formas de trabalhar e descobrir.

Há pessoas que gostam de descobrir as coisas, especificamente o computador, pelo método de tentativas e erros. Experimentam algo, e se não resulta, vão experimentando até conseguirem realizar a acção que pretendem. Há outras pessoas, não mais ou menos inteligentes que as anteriores, que preferem fazer tudo de acordo com os manuais, com o que já foi testado. Não dão um passo no computador sem terem a certeza do que estão a fazer. O segredo está em respeitar os métodos e estratégias que cada um desenvolve para atingir o mesmo fim. E discutir o que leva um a seguir determinado caminho e o outro a seguir um totalmente diferente.

Todos nós temos diversos tipos de aprendizagem e são necessárias estratégias diversificadas para reter os conhecimentos. A aprendizagem por tentativas e erros é comum quando não dominamos algo e pode até ser mais benéfica, pois podemos aprender algo por diferentes caminhos e descobrir que todos permitem chegar à mesma conclusão. Com os computadores penso que todos começamos assim...

Sem comentários: