segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Tecnologia WIKI


Na nossa primeira aula prática foram-nos apresentadas diversas ferramentas para utilizarmos na construção do nosso projecto de grupo nas aulas de Tecnologias Educativas.
Assim, nós, em grupos decidimos escolher a Tecnologia WIKI, pois era algo que conhecíamos, mas só numa vertente muito própria, a Wikipédia, e então decidimos tentar explorá-la, mas primeiro temos que pesquisar a sua essência.
Os termos wiki e WikiWiki são utilizados para identificar um tipo específico de colecção de documentos em hipertexto usado para criá-lo.
Chamado "wiki" por convenção, o software permite a edição colectiva dos documentos usando um sistema que não necessita que o conteúdo tenha que ser revisto antes da sua publicação, ou seja qualquer pessoa quer tenha algo de importante a acrescentar em rede podo publicar a sua informação, chamando a si a responsabilidade pelo que está a publicar.
As suas principais características são que a WikiWeb permite que documentos sejam editados colectivamente com uma linguagem de marcação muito simples e eficaz apenas através da utilização de um navegador web. Dado que a grande maioria dos wikis são baseados na web, o termo wiki é normalmente suficiente. Uma única página num wiki é referida como uma "única página", enquanto o conjunto total de páginas, que estão normalmente altamente interligadas, chama-se 'o wiki'.
Uma das características definitivas da tecnologia wiki é a facilidade com que as páginas são criadas e alteradas - geralmente não existe qualquer revisão antes de as modificações serem aceitas, e a maioria dos wikis são abertos a todo o público ou pelo menos a todas as pessoas que têm acesso ao servidor wiki. Nem o registro de usuários é obrigatório em todos os wikis.
O que faz o wiki tão diferente das outras páginas da internet é certamente o facto de que este simplesmente possa ser editado pelos usuários que por ele navegam Os problemas que se podem encontrar em wikis são artigos feitos por pessoas que nem sempre são especialistas no assunto, ou até vandalismo, substituindo o conteúdo do artigo. Porém, o intento é, justamente, que a página acabe por ser editada por alguém com mais conhecimentos.

Porém, apesar da mais conhecida ser a Wikipédia, existem, outras disponíveis, com diversos conteúdos específicos com dicionários e viagens.

Durante esta aula prática, descobri ainda uma ferramenta muito útil para a nossa pesquisa e que nos ajuda a arquivar as nossas pesquisas e permite também que os outros vejam o que andamos a pesquisar.



Sem comentários: