segunda-feira, 15 de outubro de 2007

4ª semana de aprendizagens...

Começamos por discutir nesta semana se a tecnologia pode ser usada para inovar as práticas pedagógicas. Será que estas novas tecnologias modificam o modo como os professores ensinam?
Vou começar por falar do Home Schooling. Este é um conceito que já não é novo nas sociedades mas que se encontra em grande expansão. Este conceito implicita que a instrução e educação seja dada a partir de casa por pais ou outros . Os pais acabam por tomar esta opção porque a casa oferece um ambiente de aprendizagem mais acolhedor e personalizado do que na sua opinião no sitema regular de ensino.
É também uma opção para as famílias que não conseguem assumir os compromissos que a escola lhes impõe.
Respondendo à pergunta acima colocada, na aula teórica, "Será que as novas tecnologias modificam o modo como os professores estão habituados a ensinar e os alunos a aprender?" percebi que podem existir três respostas diferentes tipos de resposta:
- Optimista, porque é considerado que as novas tecnologias vão mudar tudo para melhor, permitindo a descentralização, e em que em qualquer lugar é possível obter qualquer informação;
-Pessimista, porque as novas tecnologias são vistas como um problema, desvalorizando o papel dos professores;
-Realista, porque são identificadas as vantagens e as desvantagens.
A professora referiu que para chegar a estas conclusões foram elaborados aluns estudoa que demostram qual o uso das tecnologias na Educação e quais os principais obstáculos na utilização.
Um dos exemplos que deu foi o estudo de Pelgrum que afirmava que o uso de tecnologias no ensino nada acrescentava de positivo à instrução. Ou seja talvez o mal estivesse na estruturação do ensino tradicional e não na introdução de tecnologias interactivas na educação.
Outro dos estudos que foi mencionado dizia que em geral os rapazes tem uma atitude mais positiva em relação aos computadores do que as raparigas, pois estas demonstram mais ansiedade face aos computadores, pois a maioria dos programas/ softwares que existem apelam muito mais para o imaginário masculino do que o feminino pois são quase sempre de demonstrações de força e virilidade.
Penso que com estas reflexões vou acabar por descobrir qual a minha resposta para aquela questão que pela professora foi colocada.

Sem comentários: