segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Regresso às Tecnologias.....

Olá a todos!
Foi bom saber que vou voltar a falar das aprendizagens tecnológicas e agora também escrever as minhas reflexões do livro “A família em Rede” de Seymour Papert.
Na primeira semana de aula, além de nos ter sido dado a conhecer o programa da disciplina, começamos a falar na aula teórica sobre um conceito abrangente que é o de Tecnologias Educativas.
Assim comecei por pensar um pouco sobre a diferença entre Tecnologias Educativas e Educação Tecnológica.
Julgo que esta dicotomia entre tecnologia educativa e educação tecnologia constitui uma questão essencial na formação dos profissionais das Ciências da Educação. A contraposição destes dois conceitos implicita por um lado uma vertente técnica e por outro uma vertente pedagógica. No caso das tecnologias educativas, o técnico está subordinado ao pedagógico, pois a centralidade do processo de formação situa-se na potencialidade educadora das ferramentas aplicadas no espaço educativo. No caso da educação tecnológica, a primazia da componente técnica sobre a propriamente educativa encara a construção do currículo do ponto de vista das aprendizagens de competências que remetem para o saber-fazer, mais do que para o saber. Acredito que é no domínio das tecnologias educativas onde se concretiza o papel do educador. Este actor social, sem deitar fora questões técnicas, assume o seu papel profissional como um caminho em constante descoberta das funcionalidades, utilidades e potencialidades educadoras das tecnologias educativas.


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