quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Reflexões sobre o 6º Capítulo

Este capítulo 6 aborda o tema da fluência tecnológica que engloba a aquisição de várias competências a nível tecnológico e também a forma como se utiliza na prática as tecnologias, porque existe uma distância entre o saber como se mexe num computador e experimenta-lo na prática, se bem que eu acho que só com a prática é que se aprende. Neste capítulo são referidas soluções para que toda a família possa desenvolver a sua fluência tecnológica.
Papert fala ainda de diferentes projectos a realizar em família para criar um contexto onde surjam ideias e aprendizagens.
Estes projectos devem facilitar a ultrapassagem de obstáculos, com o atingir de objectivos e recompensas dessa proeza, como por exemplo nos jogos de video, que a recompensa se torna num novo nível de desafio. Devem também tentar acompanhar a cultura das crianças e obedecer às suas necessidades.
Despertou-me ainda atenção a ideia de Papert de que "a Internet é uma óptima fonte de material para obter presentes para as pessoas de quem gostamos". De facto acho que nunca tinha pensado nisso, mas por vezes quando «navegamos» na Internet à procura de algo surge um grande número de informação e na maioria das vezes torna-se muito complicado conseguirmos encontrar aquilo que realmente queremos. No entanto, deparamo-nos com uma centena de informação, na qual encontramos coisas interessantes e com as quais relacionamos com alguém que conhecemos. Vemos certos sites sobre determinados temas e esse mesmo site faz-nos lembrar alguém ou porque essa pessoa gosta desse tema, porque se interessa por ele ou até porque defende ideias diferentes às contidas no site ... e raramente nos lembramos do quanto era engraçado, proveitoso e útil pegarmos nessa informação e podermos oferecê-la.
Papert apresentou uma ideia que me despertou a curiosidade. Vem no seguimento da história da Joan e da sua busca na Internet de sites relacionados com tartarugas no sentido de construir um presente de Natal para a sua avó. Refiro-me ao facto de Joan ter encontrado uma página com outras ligações (links) a páginas relacionadas com tartarugas e que podem ter grande interesse para os admiradores e interessados nesse animal. Talvez seja este tipo de acções que reflictam o verdadeiro espírito da Internet, como diz Papert, "o espírito comunitário".

Sem comentários: