terça-feira, 22 de maio de 2007

Semana 8

Olá colegas!
Apesar de algum atraso venho contar o que aprendi nesta semana.
Na aula prática desta semana continuámos o desenvolvimento dos projectos dos grupos pois como tinhamos terminado de escrever os nossos desafios no papel começámos verdadeiramente a explorar o Quandary. Com a aplicação a tomar forma(finalmente), tivemos toda a aula com grande interesse n9o trabalho que estavamos a desenvolver.
Na aula Teórica começámos por abordar as questões da avaliação de produtos multimédia e tivemos uma introdução a uma ferramenta de autoria de exercícios e actividades de auto-avaliação (HotPotatoes).Esta aula foi dada por Joana Viana, uma licenciada em Ciências da Educação que nos veio falar sobre Concepção e realização de materiais de avaliação online e introduzir o Hot Potatoes. Assim, começamos por falar de que cada modelo pedagógico tem que deve construir os materiais educativos pensando sempre nas seguintes condicionantes: Público alvo;Perfil dos destinatários;Objectivos de aprendizagem; Estratégias; Actividades; Modalidades de avaliação;

Depois falámos ainda da avaliação desses produtos, sendo que esta está sempre ligada ao processo de ensino-aprendizagem; permite ainda recolher informação acerca do que os alunos sabem e são capazes de fazer numa diversidade de situações; regula, orienta e gere a aprendizagem. As actividades de avaliação devem ser feitas de acordo com: o público; a natureza dos conteúdos; objectivos de aprendizagem (o que pretendemos com o conteúdo); estratégias. Estas permitem ao aluno produzir (em vez de reproduzir) e controlar (em vez de ser controlado). Alguns dos exemplos de actividades de avaliação são: Jogos; palavras cruzadas; exercícios de múltipla escolha; etc.

Por fim falámos um pouco sobre o Hotpatoes.
Este contém 6 tipos de ferramentas em que cada uma delas se refere a 6 tipos de exercícios interactivos para a web. Tem como objectivo permitir a criação de exercícios e actividades na web. Tem a vantagem de permite ao aluno uma maior autonomia e maior motivação, uma vez que os exercícios são de correcção automática, permitindo um conhecimento imediato do nível dos seus conhecimentos sobre determinado conteúdo programático.

Sem comentários: