terça-feira, 22 de maio de 2007

Semana 9

OlÁ!
Querem saber o que fiz e aprendi esta semana nas tecnologias educativas? Vou contar....
Na aula prática tivemos a visita de uma colega, recentemente licenciada em Ciências da Educação, para nos explicar como funcionar com o programa HotPotatoes.
Para isso,fizemos diversos exercícios, como por exemplo, as palavras cruzadas e a experimentação de cores.
Este programa permite a criação de 6 tipos de exercícios interactivos para a Web.
Para se trabalhar com este programa, tudo o que precisamos saber é onde temos de colocar os dados (textos, questões, respostas, imagens, etc.), pois os programas criarão, automaticamente, a página webrespectiva. Posteriormente basta enviar a página ou páginas criadas para o servidor, de forma a serem utilizadas pelos alunos, via internet.
Nesta aula demos ainda continuação ao nosso projecto da segurança rodoviária.
Na aula teórica fiquei a saber que uma das competências que a adquirir é a de avaliação de um software educativo quando este já estiver terminado e que nas fases de realização de um software, estão incluídas, a concepção, o desenvolvimento, a realização e consequente testagem, e por fim, a avalição.
O professor falou ainda de um projecto (PEDACTICE) em que se avaliou os softwares educativos, através das opiniões, e fez-se uma grelha de análise e avaliação. Foi assim pedido a identificação,a descrisão,a valorização,o potencial,as boas práticas e as sujestões destes sujeitos,para a construção da dita grelha. Esta avaliação concluiu que nas escolas não existe muito o hábito de utilizar estes softwares para complementar a aprendizagem dos alunos.

Sem comentários: